CANTINHO DA TIA NEL

CANTINHO DA TIA NEL

VOCÊ VEIO...

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Ensino Religioso - 4º/ 5º Ano

4) Leia atentamente o texto abaixo:

A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA

O homem é um ser social. Precisa dos outros para amar e ser amado.
Ninguém consegue ser feliz sozinho. É por isso que as pessoas se unem em família.
A família começa com duas pessoas, uma mulher e um homem. Alguns anos mais tarde são três, quatro, cinco e até mais membros vivendo sobre o mesmo teto.
Se a família não fosse importante sobre outros aspectos, seria ao menos sob este: ela dá origem a seres humanos. Ela não fabrica parafusos, ela faz gente.
“Na sociedade urbana, onde a maioria das relações sociais é de natureza impessoal, a família é um núcleo de relações sociais, afetivas, centro de vida íntima, um grupo do qual se espera, essencialmente, simpatia e auxilio mútuo”.
E não basta que os pais amem aos filhos, é necessário que se amem entre si também. O lar deve ser um ninho de amor. Só assim a vida tem sentido.
(CORREA, Avelino Antonio. Educação Moral e Cívica Vol. 2 Ed. Ática)


 Responda as seguintes questões:

a) Qual a importância da família em nossa vida?
_________________________________________________________

b) Em que momentos eu sinto a presença de Deus na família?
_________________________________________________________

ORAÇÃO

Oração pela família
Senhor,
Faça de nossa família um espaço de amor.
Que não haja entre nós amargura nem o egoísmo, porque Tu nos
animas e abençoas.
Que não haja rancor, porque Tu nos perdoas.
Que saibamos caminhar para Ti em nosso ritmo diário.
Que cada manhã seja o início de mais um dia.
Que caminhemos sob a tua luz
e que a cada noite nos estejamos  mais unidos no amor.
Ajuda-nos
Que façamos do amor, um motivo para amar-te mais.
Que possamos dá o  melhor de nós mesmos
para sermos felizes e tornarmos mais felizes ainda.
AMÉM.

a) O que você se compromete a fazer para que sua família seja mais unida e mais feliz? Escreva:
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________

Fonte: turmadaprofejanete.

Ensino Religioso - 4º ou 5º Ano

FAMÍLIA


A família no plano de Deus
Natureza da família


Ao criar o homem e a mulher, Deus instituiu a família humana. Seus membros são pessoas iguais em dignidade. Para o bem comum de seus membros e da sociedade, a família tem responsabilidades, direitos e deveres.
A família cristã é evangelizadora e missionária. As relações dentro da família trazem consigo uma afinidade de sentimentos, de afetos e de interesses. Afinidade que nasce do respeito mútuo entre as pessoas.

A família é a célula original da vida social. Desde a infância, se pode aprender os valores morais, tais como honrar a Deus e usar corretamente a liberdade. A vida em família é a iniciação para a vida em sociedade.
Os filhos devem a seus pais respeito, gratidão, obediência e ajuda. O respeito filial favorece a harmonia de toda a vida familiar.
Deus nos criou para convivermos com outras pessoas e sermos felizes.
A felicidade acontece quando a pessoa esquece-se de si mesma e vai ao encontro do outro.
Através da família, nós crescemos e adquirimos condições para desenvolver o plano de Deus em nossa vida. As atitudes de respeito, serviço, ajuda e compreensão são importantes para que haja uma boa convivência. A convivência fraterna liberta a pessoa do egoísmo.
Os pais são os primeiros responsáveis pela educação de seus filhos na fé, na oração e em todas as virtudes. Devem procurar atender na medida do possível as necessidades físicas e espirituais de seus filhos.
(C.da Igreja Católica – pág. 575)


O texto foi retirado do blog: turmadaprofejanete.blogspot. (Elaborei as questões)

ENTENDENDO O TEXTO

1-  Que afinidadades as relações dentro da família trazem?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________

2- De acordo com o texto o que é a vida em família?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________

3- Marque a alternativa correta:

Deus nos criou para convivermos com outras pessoas e sermos:
(  ) egoístas      (  ) incompreensivos     (  ) felizes.

4) Quem são os primeiros responsáveis pela educação dos filhos?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________

5- Complete a frase com as palavras de acordo com o texto.
 A família é a célula original da vida _________ . É a comunidade na qual, desde a _____________, se pode ____________  os valores morais, tais como ___________  a Deus e usar corretamente a liberdade. A vida em __________ é a iniciação para a vida em _____________ . .
 
6- De acordo com o texto, quando é que a felicidade acontece?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
 7- O que acontece quando crescemos em família?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
 
7-  Escreva os nomes das pessoas que fazem parte da sua família.
 ___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
__________________________________________________________________
 
8- Que mensagem você deixa para a sua família?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________

Leitura e Interpretação - 1º Ano


Sapo Cururu

Sapo Cururu
Na beira do rio.
Quando o sapo grita,
Oh! Maninha,
É que está com frio.


A mulher do sapo
Deve estar lá dentro
Fazendo rendinha
Oh! Maninha,
Para o casamento.


 VAMOS INTERPRETAR O TEXTO



Marque com um X a resposta correta.

a) O texto que você acabou de ler é:
(  )bilhete (  ) receita (  ) música

b) Qual é o nome do sapo?
(  ) Caracu (  ) Sapuru (  ) Cururu

c) O texto tem quantas estrofes?
(  ) 5 estrofes (  ) 2 estrofes (  ) 3 estrofes

d) Circule no texto todas as palavras sapo.

e) Vamos ilustrar o texto? Desenhe bem bonito toda a historinha!


Sugestões para questões oral.
1- Quem gosta de sapo?
2- Você sabe qual o alimento dos sapinhos?
3- Onde eles vivem?
4- Quais outros binhos se alimental de sapo (predadores)
5- Existem sapos venenosos?  (pesquisar e citar a ddiferença)
6- Você acredita que os sapos viram príncipes? (falar das lendas- folclore)


Fonte: vilamulher.terra.com
Obs. Fiz algumas alterações nos enunciados e complementei com algumas questões para debater de forma oral.


terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Abertas as inscrições para o Encceja 2013


Abertas as inscrições para o Encceja 2013

Assessoria de Comunicação do INEP

Os jovens e adultos residentes no Brasil que não tiveram oportunidade de concluir o Ensino Fundamental na idade apropriada podem, do dia 16/1, até às 23h59 do dia 7 de fevereiro, se inscrever no Exame Nacional de Certificação de Competências (Encceja) 2013.

A participação no Encceja é voluntária e gratuita, destinada a pessoas com no mínimo 15 anos, completados na data de realização do Exame. As provas ocorrerão em 14 de abril, nos turnos matutino e vespertino, em todas as Unidades da Federação, e as inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet.

Os resultados do Encceja podem ser utilizados para obter a certificação de conclusão do Ensino Fundamental, a critério das secretarias estaduais de Educação. Portanto, no ato da inscrição, o participante deverá indicar a Secretaria Estadual de Educação em que pleiteia a certificação.

A escolha da Secretaria não está condicionada ao local de residência dos inscritos, que têm o direito de escolher qualquer das opções apresentadas no edital. Compete ainda às Secretarias de Educação definir os procedimentos complementares, com base nos resultados do Encceja 2013, e certificar os aprovados, quando for o caso.

Os interessados em participar do Encceja 2013 poderão inscrever-se em uma ou mais das áreas do conhecimento que serão avaliadas: 1) Língua Portuguesa (com redação), Língua Estrangeira Moderna, Educação Física e Educação Artística; 2) Matemática; 3) História e Geografia; e 4) Ciências Naturais.

Está assegurado o atendimento diferenciado aos participantes que comprovarem necessidade. Em fevereiro será publicado Edital para aplicação do Encceja 2013 a participantes privados de liberdade e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas.

Para mais informações sobre a realização do Exame, acesse o Edital.

Mais informações acesse http://www.inep.gov.br/.


Retirado de http://www.alunos.diaadia.pr.gov.br

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Leitura e interpretação textual 4º/5º ANO

Leia  o  texto  abaixo  e  responda  às  questões  seguintes.
                
 Quem  tem  medo  de  aranha?
 A  maior  parte  das pessoas  tem  pavor  de  aranhas. Mas  não  é  uma  aranha  magrinha.Em  geral , só  temos  medo  daquelas  aranhas  enormes  e  bem  peludas. Sorte  das  pequenas  e  azar  nosso. Muito  usadas  nos  filmes de  terror , as  aranhas  peludas , como  a  caranguejeira  ,  e  o  escorpião  ganharam  fama  de  maus.Pois  saiba  que   as  aranhas  mais  venenosas  e  cuja  picada  pode  trazer  problemas  para  você  são  as  pequenas. E  o  escorpião  ,  ao  contrário do  que  se  divulga  , só  ataca  quando  é  machucado__ um  pisão  , por  exemplo.
 A  caranguejeira  não  possui  um veneno  potente , capaz  de  fazer  mal  ao  ser  humano. O  escorpião possui  veneno  mais  tóxico  que  o  da  aranha. Sua  picada  causa  muita  dor  e  inchaço. O  soro  contra  a  picada  do  escorpião  é  o  antiescorpiônico  ou  antiaracnídeo.
                     Revista 
 
Caranguejeira  é  um  tipo  de  :
a)(   )  escorpião
b)(   ) caranguejo
c)(   )  aranha
d)(   ) soro
 
Leia:”O  escorpião  possui  veneno mais tóxico  que  o  da  aranha. Sua  picada  causa muita  dor  e  inchaço.”  A  palavra  “sua”  refere-se:
a)(   ) ao  escorpião
b)(   ) ao  veneno
c)(   ) à  aranha
d)(   ) ao  tóxico
 
O  objetivo  do  texto  é  informar  sobre:
a)(    ) como  cuidar de  aranhas  e  escorpiões.
b)(   ) o  veneno  das  aranhas  e  dos  escorpiões.
c)(   ) os  animais  utilizados  em  filmes  de  terror.
d)(   ) como  vivem  as  aranhas  e  os  escorpiões.
 
 
2)Leia  o  texto  abaixo  e  responda  às  questões  seguintes.
                       DE  PECINHA   EM  PECINHA
      
Para  criar  mosaicos  os  artistas  costumam  fazer  um  desenho  em  papel.Depois , passam  a  figura  para  a  superfície  onde  vão  colar  as  pecinhas  que  definirão  o  trabalho.Elas  podem  ser  grudadas  com  cola , cimento , gesso  ou  outro  material  qualquer.
     Para  conseguir  essas  peças , eles vão  cortando  vidro  ou  cerâmica  com  ferramentas  apropriadas , que  lembram  um  alicate.É  possível  usar  pedacinhos quadrados , retangulares , triangulares  e  até redondos  , dependendo  do  efeito que  o  artista  quer  dar  ao  seu  trabalho.
          Revista  Recreio
 
O  título  do  texto  pode  ser:
a)(   )  Como  criar  mosaicos
b)(   ) A  vida  dos  artistas.
c)(    ) Ferramentas  importantes.
d)(   ) Desenhos  em  papel.
 
Este  texto  serve  para:
a)(   ) contar  como  é  a  vida  dos  artistas.
b)(   ) ensinar  a  recortar  tirinhas  de  papel.
c)(   ) explicar  como  de  constrói  um  mosaico.
d)(   ) mostrar  como  trabalha  um  bom pintor.
 
Leia a  frase:”Elas  podem  ser  grudadas  com  cola , cimento , gesso  ou  outro  material  qualquer”. Nesta  frase  , a  palavra  “elas” se   refere  às:
a)(   )  pecinhas
b)(   ) artistas
c)(   ) ferramentas
d)(   ) pinturas
 
3)Leia  o  texto  e responda  às  questões.
Não  solte  pipas  em  dias  de  chuva  ou  quando    relâmpagos.
.Não  solte  pipas  perto  de  fios  telefônicos  ou  elétricos  ou  de  antenas. Procure  lugares  abertos  como  praças  , parques , campos  de  futebol etc.
.Se  a  pipa  enroscar  nos  fios , não tente  tirá-la. Sempre  é  melhor  perder  a  pipa  do  que  a  vida.
.Não   use  linha  metálica , como  fio  de  cobre  de  bobinas.
.Use  luvas  para  não  queimar  as  mãos na  linha.
.Olhe  bem  onde  pisa , especialmente  para  trás.
.Cuidado  com  ruas e lugares  movimentados.
.Atenção  com  motos  e  bicicletas: a  linha pode  ser  perigosa  para  elas.
.Não  use  linha  cortante(cerol).É  facílimo  cortar as  pessoas  com  elas,  e  inclusive  você  mesmo.
. Não  empine  pipas  sobre  lajes  e  telhados , pois  uma  queda  poderá  ser  fatal.
 
Qual  é  o  melhor  título  para  o  texto  que  você  leu?
a)(   ) Dicas  de  segurança  para  empinar  pipas.
b)(   ) Como  usar  o  vento  para  empinar  pipas.
c)(   ) Roupas  e  equipamentos  para  soltar  pipas.
d)(   ) O  que  você deve  usar  para  empinar  pipas.
 
Luvas  devem  ser  usadas  para:
a)(   ) enroscar  as  linhas  metálicas
b)(   ) proteger  as  mãos  de  queimaduras
c)(   ) segurar  os  fios  telefônicos  e  elétricos
d)(   ) desenroscar  a  pipa  dos  fios  elétricos
 
A  linha  pode  ser  perigosa  para  motos  e  bicicletas  porque:
a)(   ) as  crianças  são  muito  distraídas.
b)(   ) os  motoqueiros  dirigem  sem  atenção.
c)(   ) pode  causar  algum  acidente  grave.
d)(   ) pode  ficar  molhada  com  a  chuva.
 
O  texto  que  você  leu  serve  para:
a)(   ) contar  uma  história
b)(   ) vender  brinquedos
c)(   ) divertir  as  pessoas
d)(   ) orientar  as  pessoas
 
 
Retirado do blog: http://chaodeestrelascassilandia.blogspot.com.br

domingo, 13 de janeiro de 2013

Dinâmicas- 1º dia de aula.


 A dinâmica provoca abertura, sinceridade, confiança, colaboração e aproximação. Leva o aluno a um  trabalho em equipe.Com a ajuda da dinâmica, o aluno passa a ver o outro de maneira mais amigável.
  
Uma dinâmica que gosto muito para o primeiro dia de aula é "Trocando as balas". Além de degustarem depois, podemos refletir sobre a ação de cada um. 
                                       
 Veja:

Compre um pacote com balas coloridas. Ex. Se você tiver uma sala com 30 alunos (30 verdes, 30 amarelas, 30 vermelhas e 30 azuis) depois mistures todas colocando em um pacote. 
Forme um grande círculo e peça que cada um retire 4 balas. (tem crianças que já escolhe quase todas na mesma cor, não se preocupe) depois que todos pegaram as balas você explica que cada aluno, precisa ficar com todas as balas na mesma cor. (observe a correria- fica a seu critério, premiar elogiar etc., quem conseguiu primeiro.) depois o mesmo processo para ficarem com sabores diferentes e degustarem. 
É uma dinâmica simples mas que possui um efeito maravilhoso.

São várias observações que o professor pode está fazendo no momento dessa dinâmica.
Quem tentou ajudar o colega?
Quem conseguiu primeiro?
Quem ficou quietinho esperando que alguem viesse a seu encontro? ( depois o professor pode fazer  as suas colocações.) E deixando bem claro que na sala de aula é um ambiente em que todos precisam de união e ajuda de todos assim como aconteceu na hora da troca das balas.



(Aprendi essa e estou compartilhando com você)



Trocando os crachás 
(Achei essa legal e retirei no google)
Objetivos
Conhecer os integrantes do grupo, “quebrar o gelo”, chamar à participação e ao movimento.

Material
Crachás para todos, contendo os nomes de cada um.

Desenvolvimento
1- No inicio do encontro, distribuem-se os crachás normalmente, de forma que cada um receba o seu próprio nome.
2- Após algum tempo, recolher novamente os crachás e colocá-los no chão, com os nomes voltados para baixo. Cada um pega um para si; caso peque o próprio nome, deve trocar.
3 - Colocar o crachá com outro nome e usá-lo enquanto passeia pela sala.
4 - Enfim procurar o verdadeiro dono do nome (crachá) e entregar a ele seu crachá. Aproveitar para uma pequena conversa informal; procurar se conhecer algo que ainda não conhece do colega.

Avaliação
- Partilhar a experiência no grande grupo.

Planejamento Compacto.2013

Cronograma para um planejamento de 3 dias


Se a rede prevê menos de cinco dias para que as escolas façam cada uma a sua semana pedagógica, o planejamento desses encontros fica ainda mais importante. Aqui, uma sugestão de cronograma concentrado em três dias de trabalho coletivo.

PRIMEIRO DIA
Manhã: Apresentação, diagnósticos e agendas
Após dar as boas vindas a todos e pedir que se apresentem, fale sobre o perfil da comunidade e das famílias atendidas, explique como são combinadas as regras e como funciona a divulgação de informações administrativas. Fale um pouco da rotina e dos novos materiais adquiridos. Depois, distribua cópias do Projeto Político Pedagógico e apresente os diagnósticos internos (leia reportagem Esses dados valem ouro) e externos para iniciar a discussão sobre o que a escola oferece atualmente e qual o objetivo final. Aproveite para mostrar a organização do calendário com todas as reuniões e eventos previstos ao longo do ano e a grade horária das turmas. Defina também horários de formação permanente e apresente a programação da semana pedagógica para que a equipe saiba de quais reuniões participarão e os assuntos que serão abordados.

Tarde: Avaliação de projetos institucionais
Os projetos institucionais devem enriquecer o currículo, mobilizar a comunidade e, principalmente, ser coerente com o PPP. Analise o que foi realizado em anos anteriores e as novas propostas do ponto de vista das contribuições pedagógicas. Leve também propostas desenvolvidas em outras instituições ou encontradas em bibliografia especializada que podem complementar as ideias já existentes ou serem adaptadas para a instituição.


SEGUNDO DIA
Manhã: Passagem de turma
Com os portfólios e mapas de aprendizado em mãos, o coordenador pedagógico deve organizar a equipe para que os professores que estão assumindo as turmas tenham informações sobre ela com base nos registros e nos depoimentos dos docentes do ano anterior. Para as turmas dos últimos anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, preveja um orador para falar sobre os avanços em cada área ou disciplina e outra para discorrer sobre o perfil da turma. Enquanto o coordenador orienta os professores, o diretor pode fazer uma reunião apenas com funcionários de apoio e administrativos para reforçar a importância de todos para os objetivos da escola. Escute sugestões de melhorias e monte um calendário de reuniões por área.

Tarde: Plano de ensino
Momento de se dedicar à divisão de conteúdos por bimestre/trimestre e ao planejamento de atividades e projetos didáticos. Agrupe os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental por série e dos anos finais e do Ensino Médio por disciplina. Com base no PPP, no projeto curricular da rede e nas experiências de cada profissional será montado o plano de cada professor. A equipe gestora deverá passar por todos os grupos de trabalho para acompanhar as discussões e garantir que os objetivos da escola estejam contemplados no plano de ensino de todas as áreas. Avise que as propostas fechadas em grupos deverão ser apresentadas a todos no dia seguinte.


TERCEIRO DIA
Manhã: Continuação do plano de ensino
Depois de um dia de discussão, os professores precisam de um momento para apresentar os planos elaborados por disciplina ou série para todos. Isso ajuda a construir a unidade do currículo. Contribua e estimule os colegas, mesmo de outras áreas, a comentar e acrescentar sugestões. Combine com os professores um prazo para a entrega final dos planos de ensino e reforce que haverá reuniões de formação o ano todo para tirar dúvidas e colaborar com o aperfeiçoamento das aulas.

Tarde: Encerramento e recepção dos alunos
Peça a equipe que avalie os debates dos últimos dias, aponte pontos a melhorar e relembre que o planejamento será monitorado ao longo do ano para ajustes e acompanhamento. Aproveite para refletir sobre a recepção dos estudantes nos próximos dias para que eles se sintam acolhidos e motivados.

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/volta-as-aulas/

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Datas Comemorativas/13

01 – Confraternização Universal - Feriado
01 – Dia Mundial da Paz
01 – Santa Maria, Mãe de Deus - Igreja Católica
04 – Dia da Abreugrafia
04 – Dia Nacional do Portador de Hemofilia
05 – Criação da 1ª Tipografia no Brasil
06 – Dia da Astrologia
06 – Epifania do Senhor – Reis Magos - Igreja Católica
06 – Dia da Gratidão
07 – Dia da Liberdade de Cultos
07 – Dia do Leitor
08 – Dia Nacional da Fotografia e do Fotógrafo
09 – Dia do Fico (1822)
09 – Dia do Astronauta
12 – Dia do Aniversário de Belém
13 – Batismo do Senhor
14 – Dia do Treinador de Futebol
15 – Dia Mundial do Compositor
15 – Dia dos Adultos
16 – Dia dos Tribunais de Contas do Brasil
18 – Dia Internacional do Riso
20 – Dia do Farmacêutico
20 – Dia de São Sebastião
21 – Dia Mundial da Religião e Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa
24 – Dia da Previdência Social
24 – Dia da Constituição
24 – Instituição do Casamento civil no Brasil
24 – Dia Nacional dos Aposentados
24 – São Francisco de Sales
25 – Dia do Carteiro
25 – Criação dos Correios e Telégrafos no Brasil
25 – Fundação de São Paulo
25 – Conversão de São Paulo Apóstolo
26 – São Timóteo e São Tito

28 – Dia da Abertura dos Portos (1808)
30 – Dia do Portuário
30 – Dia da Saudade
30 – Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos
30 – Dia da Não violência
31 – Dia do lançamento do 1º Satélite - EUA (1958)
31 – Dia Mundial do Mágico
31 – Dia Mundial da Solidariedade


Retirado de http://www.emanarp.com.br