CANTINHO DA TIA NEL

CANTINHO DA TIA NEL

VOCÊ VEIO...

terça-feira, 19 de março de 2013

Avaliação em Lingua Portuguesa 4º ou 5º ANO



 Elaborei e espero que você goste! Bom trabalho Professor (a) !

 ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL _______________
DIRETORA: __________________________
COORDENADORA: _____________________________
PROFESSORA: ___________________________________
ALUNO (A) _________________________________________Nº _____
ANO: _____  TURMA: ____  TURNO: ______      ____/___/13


VALOR: 6,0     NOTA______

AVALIAÇÃO  EM LÍNGUA PORTUGUESA- 1º BIMESTRE

 CARA DE UM,  FOCINHO DO OUTRO

 Ele era um cara legal,
 um cara que metia a cara.
 Assim meio cara-de-pau,
 meio caradura.
 O tipo de cara
 que não fica com cara de tacho
 quando está cara a cara com o  perigo.
 Era um cara que acertava de   cara.
 Mas, de vez em quando, quebrava  a cara.
 Dizem que era a cara do pai,
 tipo cara de um, focinho do  outro.
 O pai do cara era um pouco  careta,
 mas o cara gostava do coroa.
 Sabia que o coroa era um cara
 que não ficava mudando de cara.

 Nem com cara amarrada,
 nem com cara de quem comeu  e não gostou.
 E o coroa gostava do cara,
 da cara e da coragem do cara.
 Mas nunca teve cara
 de lhe dizer tudo isso na cara.
 Mas quem vê cara  não vê coração.

E os dois nunca ficaram cara  a cara.
 O tempo então foi passando
 e o cara foi ficando coroa.
 E cada vez mais
 com a cara do coroa.

 Um dia ele ligou pro coroa
 e falou logo de cara:
 ­— Tô o maior coroa e o meu filho
  é a sua cara!

 Aí os dois foram jogar dama na  praça  e jogar conversa fora.
 E tirar na cara ou coroa...
 Se o carinha era a cara do cara, ou a cara do coroa.

 Eles nunca descobriram, mas a resposta estava na cara.
         Guto Lins. *Cara de um, focinho do outro*.
         São Paulo,  FTD, 1994.


1- Quais eram as características do pai do cara? O “coroa”? (0,5)
____________________________________________________________________________________________________________________________________

2- O titulo do texto “Cara de um, focinho de outro” significa que: (0,5)
a- (    ) os dois possuem focinhos iguais.
b- (    ) que o filho é parecido com o pai.
c- (    ) que têm focinhos de animais.


3- A  fala da personagem que aparece no texto é indicada por: (0,5)
    (   ) dois pontos             (   ) interrogação          (   ) travessão


4- No texto, aparece a fala de uma  personagem. Copie-a.  (0,5)
__________________________________________________________________

5- Quem são as personagens? (0,5)
__________________________________________________________________
6- Explique o sentido da palavra “cara”  nas duas frases: (1,0/0,5)
Ele era um cara bem  legal.
__________________________________________________________________

Ele era a cara do Pai.
__________________________________________________________________

7- Encontre as expressos no texto e ligue de acordo o significado delas: (0,5)
·        Cara a cara                                                                                                            Estava claríssimo
·        Nunca teve cara                                                                                        Frente a frente
·        Cara ou coroa                                      Nunca  teve coragem
·        Estava na cara                                     Cara e coroa são os lados da moeda
·        De cara                                                                                                                        De imediato, rapidamente

8- Você estudou sobre “rimas”, que palavras retiradas da primeira estrofe  rima com: (0,5/0,1)
Marreta: ____________    carinho______________
Macho: _____________    Rodrigo: _______________
Matagal: ____________

9- Se você ouvisse alguém falando: “os dois ficou cara a cara” você iria entender perfeitamente, mas sabemos que a pessoa não conjugou o verbo  ficar de acordo com a gramática.
Marque a alternativa que gramaticamente está correta. (0,5)
(   ) os dois ficou cara a cara .      (   ) os dois ficaram cara a cara.


10- Você lembra o que é enquete?  (1,0)
Enquete é uma pesquisa, uma opinião.
Participe da enquete abaixo e responda:
Você acha importante o aluno lê todos os dias? Por quê?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

11- Reconte a história   “Cara de um, focinho de outro” resumidamente com as suas  palavras. (1,0)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário