CANTINHO DA TIA NEL

CANTINHO DA TIA NEL

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sábado, 23 de julho de 2011

Fantoches para o folclore

O teatro de fantoches pode ser o ponto de partida para incentivar a turma.

Sugerimos uma conversa com a Iara. O professor pode, de forma lúdica, apresentar o fantoche às crianças e além de contar a sua história (lenda) deixar que os pequenos conversem com ela, perguntando o que quiserem.

Para as crianças maiores pode-se oferecer materiais diversos e deixar que elas próprias construam seu personagem. Um teatro com personagens variados interagindo pode ser bastante interessante.

O fantoche da foto foi construído com meia, papéis coloridos, linhas e paetês.

Lenda da Iara

Também conhecida como a “mãe das águas”, Iara é uma personagem do folclore brasileiro . De acordo com a lenda, de origem indígena, Iara é uma sereia (corpo de mulher da cintura para cima e de peixe da cintura para baixo).

A lenda conta que a linda sereia fica nos rios do norte do país, onde costuma viver. Nas pedras das encostas, costuma atrair os homens com seu belo e irresistível canto. As vítimas costumam seguir Iara até o fundo dos rios, local de onde nunca mais voltam. Os poucos que conseguem voltar acabam ficando loucos em função dos encantamentos da sereia. Neste caso, conta a lenda, somente um ritual realizado por um pajé (chefe religioso indígena, curandeiro) pode livrar o homem do feitiço.

Origem da personagem

Contam os índios da região amazônica que Iara era uma excelente índia guerreira. Os irmãos tinham ciúmes dela, pois o pai a elogiava muito. Certo dia, os irmãos resolveram matar Iara. Porém, ela ouviu o plano e resolveu matar os irmãos, como forma de defesa. Após ter feito isso, Iara fugiu para as matas. Porém, o pai a perseguiu e conseguiu capturá-la. Como punição, Iara foi jogada no rio Solimões (região amazônica). Os peixes que ali estavam a salvaram e, como era noite de lua cheia, ela foi transformada numa linda sereia.

Curiosidade: A palavra Iara é de origem indígena. Yara significa “aquela que mora na água”.

bumba-meu-boi de sucata

BOI DE SUCATA

Material Necessário:

• Cola Branca

• Rolo de papel higiênico

• Copinho de Danoninho

• Fitas coloridas

• Papeis coloridos (cartão preto e maleável da cor de preferência )

• Pincel

• Lantejoulas e paetês

• Olhinhos

• Palitos de sorvete

• Tesoura

Observe as figuras para montar o boi:

• Pegue os palitos de sorvete e quebre no meio. Em seguida cole os palitos no rolo de papel higiênico para formar as patas do boi.

• Recorte o pote de Danoninho para obter o formato da cabeça do boi. Note que a parte debaixo é arredondada.



• Cole lantejoulas escuras para criar o focinho do boi.

• Cole os olhos nas laterais da cabeça.

• Desenhe chifres em papel cartão preto e cole-os atras das orelhas do boi.




• Recorte um pedaço de papel colorido (maleável) no tamanho de 15 cm x 10 cm para criar a capa do boi.

• Decore a capa com lantejoulas, paetês e fitas.



Depois de prontos os bois é só brincar, cantar e dançar com as crianças!

Sugestões de Músicas:

• Boi Barroso – Elis Regina

• Vermelho (Chico da Silva) – Fafá de Belém

• Tic Tic Tac – Carrapicho

• Boi Bumbá (Waldemar Henrique) – José Tobias

• Boi do Amazonas (recolhido por Walter Santos) – Papete

• Bumba Meu Queixada – Teatro União e Olho Vivo

• Entrada do Boi Misterioso – Quinteto Violado e Zélia Barbosa

• Gado Bom Quem Tem Sou Eu (toada de vaquejada) – Otacílio Batista

• Boi de Mamão (entrada de boi, Bermúncia e Maricota) – Boi de Mamão de Itacorobi (SC)

• A Burrinha – Quinteto Violado

“O folclore é universal e tradicional em seus temas e motivos, que devem ser considerados invariantes. É regional e atualizado na ocorrência das variantes, que são o resultado da criatividade do portador do folclore e de sua comunidade.”

Retirado do blog: atividadedeprofessor.wordpress.com


Pedagogia Empreendedora- PE

Plano de aula - Aptidões e sonhos

Proposta
Como o educador pode incentivar e orientar seus alunos na busca de suas aptidões,
talentos e sonhos para a construção de planos de vida.
Contextualização
A pedagoga, professora universitária e consultora em recursos humanos na área
educacional Silvia Maria Russo Correia, de São Paulo, mostra como trabalhar com
jovens o tema projeto de vida. O objetivo é incentivar e orientar o jovem na busca de
suas aptidões, talentos e sonhos e no seu desenvolvimento como cidadão
comprometido com a realidade social que o cerca.
Desenvolvimento da atividade

PARTE I
A - Trabalho em pequenos grupos, em sala de aula.
1. Fazer um levantamento entre os alunos, com registro, se em algum momento de
suas vidas fizeram algum produto, por exemplo, de alimentação, vestuário, brinquedo,
prestação de serviços, artes plásticas etc.
2. Quem nunca fez, tem vontade de fazer algum? Qual?
3. Qual o motivo pelo qual o fez ou faria?
4. Algum desses produtos chegou a ser vendido?
B - Cada grupo apresenta a lista dos produtos indicados e o professor os organiza no
quadro, por setor de atividades (conforme o exemplo do item A1).
C - Trabalho com o grupo-classe.
Os alunos, com orientação do professor, comentarão os resultados do item A1,
primeiramente, e em seguida dos itens A3 e A4.
D - Trabalho em pequenos grupos.
1. Discutir a questão seguinte, relacionando-a com a atividade até então desenvolvida:
O que é ser um empreendedor?
2. Registre a resposta possível no momento.
E - O professor pede que a leitura do texto
F - Com o grupo-classe, o professor fará o esclarecimento das dúvidas do texto e
abrirá espaço para observações.
G - Cada pequeno grupo retomará o conceito de empreendedor que conseguiu dar no
item D e o reverá à luz da leitura do texto.
H - Cada grupo apresentará ao grupo-classe a comparação dos dois momentos do
conceito - D e G (esta apresentação poderá ser organizada em cartazes, que ficarão
expostos na sala).

PARTE II
A - Trabalho em pequenos grupos.
1. Os alunos definirão um empreendedor para entrevistar - algum parente, vizinho,
amigo, conhecido. Consultar o escolhido e agendar a entrevista com antecedência.
2. Entrevista previamente organizada. Buscar o conceito de entrevista no dicionário
(segue um roteiro de entrevista como sugestão).
Roteiro de entrevista:
. Como nasceu para você a idéia de ser um empreendedor?
. Conte brevemente o que você considerou entre o nascimento da idéia e a
concretização da seu empreendimento?
. A sua família teve alguma participação nessa etapa?
. Você faria alguma coisa diferente do que fez para iniciá-lo?
. Você foi bom aluno? Gostava de estudar? Qual é a sua formação escolar?
. Quais são as suas características pessoais mais importantes para o seu
empreendimento?
. O que lhe dá mais satisfação no seu empreendimento?
. Quando alguma coisa não está dando certo, o que você faz? Como trata os
colaboradores que erram?
. O que você diria para alguém que está pensando em iniciar um empreendimento?
B - Realização da entrevista (organizar os papéis de cada um: quem formula as
questões; quem as anota; quem ficará observando para complementar o necessário).
C - Trabalho em pequenos grupos.
Fazer a análise da entrevista discutindo os pontos principais, que acharam mais
interessantes. Em seguida, sugerir que se avalie em que partes da entrevista é
possível perceber o que o autor do texto "Aprendendo a Empreender" define como a
identidade e o projeto do empreendedor na letra da música "Aquele Abraço". Que se
reveja o texto e se aponte na entrevista:
1. "Meu caminho pelo mundo eu mesmo traço..."_________________
2. "...a Bahia já me deu..."____________________________________
3. "...régua e compasso..."____________________________________
4. É possível determinar a expressão "Graças a Deus", conforme o significado do
texto? Onde?

PARTE III
A - Trabalho em duplas.
1. Desenvolva um produto, por exemplo em desenho, escultura, colagem, música etc.,
que represente a expressão: "Somos do tamanho dos nossos sonhos", do poeta
português Fernando Pessoa.
2. Crie um nome para o seu produto.
B - Apresentação do trabalho à classe.
Para cada trabalho apresentado haverá a crítica de dois alunos, previamente
escolhidos.
C - Trabalho individual.

Considerando todas as atividades desenvolvidas até aqui, o aluno fará uma autoavaliação,
por escrito, tendo como referência a identificação de suas habilidades.
Bibliografia para subsidiar o trabalho do professor:
- Pereira, H.J. & Santos, S.A. Criando seu próprio negócio. Edição Sebrae, 1995.
- Barreto, R.M. Criatividade no trabalho e na vida. São Paulo: Summus Editorial, 1997.
- Gerber, M.E. O mito do empreendedor. São Paulo: Saraiva, 3ª. Edição, 1992.
- Site Sebrae: http://www.sebrae.org.br
- Revista Empreendedor On-line: http://www.empreendedor.com.br

Observação: plano publicado na Edição 15 (Junho de 2009) - Projeto de Futuro -
Revista Onda Jovem (http://www.ondajovem.com.br/indice.asp?idedicao=17)


Plano de aula - Dinâmica para empreender


Proposta
O caminho para a exploração de competências pessoais e produtivas.
Contextualização
Carolina Jardim, psicóloga e educadora social, entende o protagonismo juvenil como
um caminho para o desenvolvimento de competências pessoais, relacionais, cognitvas
e produtivas. Ela dá aqui sugestões para o professor convidar seus alunos a vivenciar
o protagonismo em várias etapas: mobilização, iniciativa, planejamento, execução,
avaliação e apropriação de resultados.
Desenvolvimento das atividades

ATIVIDADE 1 – Mobilização

Objetivo: Refletir sobre o tema empreendedorismo juvenil
a) Inicie a atividade perguntando sobre a palavra “empreendedorismo”. Será que
alguém sabe o seu significado? Sugira que os jovens levantem hipóteses e suspeitas
sobre o que imaginam que esse termo significa. E, então, peça que pesquisem no
dicionário e tragam para todo o grupo se as suspeitas que fizeram foram ou não
confirmadas.
c) Peça que eles se reúnam em grupos para uma primeira discussão sobre o tema e
lance algumas perguntas para apoiá-los:
O que é empreendedorismo juvenil, na opinião do grupo?
Qual a atitude necessária para um jovem empreendedor?
Já realizou ou participou de uma ação empreendedora na escola ou na vida? Conte
como foi.
O que diferencia um jovem que tem uma atitude empreendora dos outros jovens?
Como a escola pode contribuir para que os jovens tenham uma atitude empreendora?
d) A idéia a transmitir é que o jovem perceba, em suas atitudes diárias, como se
posiciona diante de desafios e veja que ser empreendedor pode não ser algo tão
distante de sua vida.
e) Convide-os a acessar o site da Semana Global do Empreendedorismo:
www.semanaglobal.com.br e leiam mais sobre o que propõe a semana. Eles podem
pesquisar também sobre as atividades que serão realizadas e sobre o conceito de
empreendedorismo apresentado no site.
g) Finalize a atividade, lançando a seguinte pergunta: quem gostaria de se envolver
em uma ação empreendora?

ATIVIDADE 2 – Iniciativa
Objetivo: Colher idéias dos jovens sobre quais atividades eles gostariam de realizar na
organização de um encontro de empreendedorismo juvenil na escola
a) Agora lance o desafio: elaborar a Semana do Empreendedorismo na escola.
b) Inicie com uma ‘chuva de idéias’ para que eles tragam tudo o que imaginam que
pode acontecer nesse evento para que a juventude possa mostrar sua força
empreendedora. Desde jogos, dinâmicas, competições e debates até palestras ou
eventos ligados ao tema.
c) Para inspirá-los, lembre o conceito: "Empreendedorismo é a busca incansável por
oportunidades, independente dos recursos disponíveis." (Harvard Business School).
d) Registre todas as idéias que os jovens trouxerem em um quadro, mesmo que, a
princípio, elas pareçam complexas ou difíceis de serem realizadas. A proposta é que
eles se sintam estimulados para criar, imaginar e trazer tudo aquilo que possam se
motivar para fazer.
e) Em seguida, promova uma discussão a partir de algumas perguntas:
As idéias que vocês tiveram são inovadoras?
Vocês acham que essas idéias podem se transformar em realidade?
Vocês se imaginam realizando concretamente essas idéias?
f) Peça para cada jovem olhar o quadro com todas as idéias e escolher qual é aquela
que ele mais se identifica e fazer uma escolha por uma delas para desenvolver.
g) Reforce que todos poderão participar de todas as atividades que acontecerão.
Inclusive, se eles quiserem, outros alunos da escola poderão se envolver. No entanto,
a proposta que está sendo apresentada é a de que eles sejam os idealizadores e
principais empreendedores do evento.
h) Quando todos já tiverem escolhido suas idéias, aqueles que escolheram as
mesmas idéias formam grupos de trabalho. Faça uma retomada no quadro e veja se
as idéias que não foram escolhidas podem também ser realizadas por um mesmo
grupo ou se serão descartadas.

ATIVIDADE 3 – Planejamento

Objetivo: Aprender a negociar interesses, definir papéis, dividir tarefas, transformar
uma idéia em um projeto e aprofundar a discussão sobre a viabilidade de propostas.
a) Divida os jovens pelos grupos de trabalho e entregue a cada grupo uma tira com a
idéia escolhida por eles, para ser trabalhada.
b) Em seguida, oriente todos os grupos que, a partir de agora, eles irão transformar as
idéias sobre atividades na Semana do Empreendedorismo em projetos, de modo que
definam todo o passo a passo do que precisa ser feito.
c) Para apoiá-los na transformação das idéias em projetos, convide cada grupo para
montar uma matriz, para análise das forças, oportunidades, fraquezas e ameaças de
suas idéias.
Fraquezas
Todos os pontos fracos, que dependem do grupo e podem fazer com que a idéia não
dê certo
Forças
Todos os pontos fortes que dependem do grupo e farão com que a idéia dê certo
Ameaças
Todos os pontos fracos, que não dependem do grupo e podem fazer com que a idéia
não dê certo

Oportunidades
Todos os pontos fortes que não dependem do grupo e podem fazer com que a idéia
dê certo
d) Cada grupo precisará olhar para sua matriz e verificar se há mais forças ou
fraquezas e se há mais oportunidades ou ameaças.
e) É fundamental que as fraquezas sejam transformadas em forças, assim como as
ameaças em oportunidades.
f) Conte a eles um conto, para inspirá-los: “Dizia-se que, há algum tempo atrás, uma
grande revendedora de calçados queria expandir seus negócios e enviou um
representante para a África. Chegando lá, esse representante ficou muito assustado e
ligou para a empresa, pedindo que suspendessem todos os lotes de calçados, pois lá
na África todos só andavam descalços. Tudo foi suspenso. Depois de algum tempo, a
revendedora tentou novamente e enviou outro representante. Chegando lá, esse
representante ligou imediatamente para a empresa, dizendo que os lotes de calçados
precisariam ser triplicados, pois lá na África, todos só andavam descalços!”
g) Cada grupo irá montar um plano de ação, respondendo a cinco perguntas: o que /
por quê / quem / quando / como. Dê a eles algumas dicas, a partir do exemplo a
seguir:
O que: descrevam a idéia, por exemplo: realizar um debate sobre idéias inovadoras
para melhoria da escola;
Por quê: justificativa, tragam o que os motivou a escolher essa idéia, por exemplo:
escolhemos fazer um debate por ser uma estratégia em que todos falam e também se
ouvem. O tema de idéias inovadoras para melhorar a escola foi escolhido porque
achamos que a escola precisa de muitas melhorias e só com idéias inovadoras
conseguiremos transformar de fato a escola;
Quem: jovens responsáveis para executar a idéia. Vocês podem aqui escolher um
nome bem legal para o grupo, por exemplo: Jovens Inovadores – grupo de 6 jovens do
1o Ano do Ensino Médio, turma A.
Quando: dia, hora e tempo de duração da atividade a ser realizada, por exemplo: dia
14/11, das 13 às 15 horas.
Como: o que precisarão para realizar a atividade (materiais, recursos finaceiros e
humanos), e o passo a passo para que ela aconteça.
h) As idéias já se transformaram em um pequeno projeto que está pronto para ser
executado. O próximo passo é os grupos apresentarem seus planos de ação, para que
organizem a Semana, de modo que cada dia seja coordenado por um dos grupos, ou
todos os grupos coordenem atividades em diferentes horários, todos os dias.
i) Os combinados, nesse momento, precisam ser bem claros para que todos percebam
que por trás de cada planejamento já realizado, haverá um planejamento maior, da
Semana como um todo. Para apoiá-los, divida o quadro em cinco dias (caso eles
queiram fazer atividades em todos os dias) e registre em cada dia: atividade, grupo
responsável, horário e materiais necessários.
j) Convide cada grupo para registrar um resumo de seu plano de ação, no quadro,
para que todos tenham a visão da semana toda e negociem desafios que poderão
surgir.
k) Para finalizar, sugira que todos os alunos pensem em um nome que queiram dar
para o evento, bem criativo e que seja a cara deles.

ATIVIDADE 4 – Execução

Objetivo: Realização da Semana do Empreendedorismo na escola, a partir do que foi
idealizado e planejado pelos próprios jovens
a) Nessa atividade, os jovens colocarão em prática as atividades que idealizaram e
planejaram, já que irão organizar, coordenar e também participar da Semana do
Empreendedorismo na escola.
b) A intenção dessa atividade é prepará-los para que consigam transformar tudo o que
pensaram em realidade:
i. Retome com todos os grupos os combinados realizados
ii. Verifique se os jovens estão com todos os materiais para as atividades
iii. Oriente cada grupo para se reunir rapidamente e verificar se todos se lembram de
seus papéis e se estão tranquilos para executá-los
c) Durante a execução da semana, oriente os jovens para que fiquem bastante atentos
tanto às atividades que estão coordenando, quanto àquelas de que estarão apenas
participando. Deixe claro que, ao final da semana, todos avaliarão, juntos, os
resultados atingidos.
ATIVIDADE 5 – Avaliação e Apropriação dos Resultados
Objetivo: Refletir sobre as conquistas e os desafios das atividades realizadas e os
aprendizados em todo o processo.
a) Terminada a Semana do Empreendedorismo na escola, convide os jovens para
uma análise sobre as atividades que eles coordenaram e também aquelas de que
apenas participaram.
b) Inicie retomando cada grupo de trabalho e divida a lousa em três colunas, com os
seguintes títulos: Conquistas / Desafios / Aprendizados. Cada grupo faz a análise das
atividades que coordenou, abrangendo aspectos pessoal, de convivência,
conhecimento adquirido, aprendizado em empreenderismo).
d) Finalize com uma grande plenária, em que todos tragam as conquistas,
comemorem o que deu certo, as aprendizagens e percebam o que precisam
desenvolver para superar os desafios elencados. Nesse momento, todos os grupos
podem opinar e ampliar a visão que cada um trouxe, para enriquecer a discussão.

FONTES DE APOIO AO PROFESSOR:
- Site SuperAção Jovem: www.superacaojovem.org.br
- Site Instituto Empreender Endeavor: www.endeavor.org.br
- Site da Fundação Abrinq: www.fundabrinq.org.br
- Kit do Game SuperAção, Programa SuperAção Jovem. Instituto Ayrton Senna, São
Paulo, 2008.
- COSTA, Antonio Carlos Gomes e ANDRÉ, Simone. Educação para o
Desenvolvimento Humano. Instituto Ayrton Senna, São Paulo, 1a Edição, 2004.
- COSTA, Antonio Carlos Gomes (org.). O Mundo, o Trabalho e Você. Instituto Ayrton
Senna, São Paulo, 2002.

Retirado do blog Professor Idevilson