CANTINHO DA TIA NEL

CANTINHO DA TIA NEL

VOCÊ VEIO...

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Materiais para sala de aula

Vejam colegas, estamos compartilhando através deste blog, alguns materiais confeccionados pelas professoras da EMEF. 13 de Maio da cidade de Redenção Pará.
Murais de recados, aniversários, boas vindas, crachás, etc.

Professoras: Josefa
e Maristela (crachá)

Professora Sandra

Professora Sueli

Professora Joana

Professora Marlene

Professora Sueli
Professora Ernelvina


Professoras: Josefa e Maristela (crachá)

Professora Zezé

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Decorações e materiais pedagógicos para sala de aula








Queres esse material? Então faça o pedido pelo email. petitola@gmail.com

Sugestões para a hora do conto.

Bem legal a sugestão para a hora do conto. Leve na bolsa livros e desenhos e retire para contar belas historinhas para seus alunos. Eles vão achar muito interessante esse momento.







Você encontro tudo pronto para fazer seu pedido pelo email. petitola@gmail.com

Modelo de crachás para alunos







Retirado do blog da Jacirinha

sábado, 15 de janeiro de 2011

Aprendendo com os jogos

Sem dúvida, quando o aluno joga, sua criatividade é estimulada e esta leva ao aprendizado.

"Aprender através do lúdico é muito mais prazeroso para a criança, pois dessa forma a criança fica mais motivada". MENDEL (2006)
A escola precisa incorporar o estudo e os jogos educacionais em uma atividade única, sem dúvida essa prática irá proporcionar uma maior satisfação no ensino e aprendizagem.
Como disse o Lino de Macedo “Brincar é mais que aprender, é uma experiência essencial, um modo de decidir como percorrer a própria vida com responsabilidade.”
Em se tratando de educandos com necessidades educacionais especiais o uso de jogos educacionais proporciona uma maior eficácia na aprendizagem.
Segundo Juliana Cervelati, quando observamos o comportamento das crianças quando brincam podemos perceber o quanto elas estimulam a sua capacidade de resolver problemas, pois o jogo para elas é uma atividade dinâmica capaz de colocá-las em movimento e ação.

Elizabete Ferreira


"O ensino que utiliza meios lúdicos provoca o interesse e motivação dos educandos, tornando mais atraente o aprendizado e servindo como estimulo para o desenvolvimento integral da criança". (ROSALES, SPRESSOLA) 2010, P.78

Acesse e veja vários jogos.

http://www.sitiodosmiudos.pt/57/default.asp


Retirado do blog. Educ@tic da professosa Elizabete Ferreira

Momento Lúdico


O momento lúdico em sala de aula são as atividades que contribuem e oportunizam as crianças, momentos de expressão, criação e troca de informação, além de trabalhar a cooperação. Torna-se necessário também que o educador reavalie seus conceitos a respeito dessas atividades, principalmente com relação aos jogos, e que neste processo a criança tenha espaço para expressar sua fala, seu ponto de vista e suas sugestões. O professor ao propor algum tipo de atividade, deve deixá-lo à vontade, pois através da troca de experiências com outros colegas, da criatividade e busca de soluções, ele conseguirá construir seu próprio conhecimento.


VEJA ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA TODAS AS IDADES.


PASSA ANEL

As crianças se colocam em fila, lado a lado, sentadas ou em pé, com as mãos unidas. Uma delas é escolhida para passar o anel que está entre as mãos da criança.
Inicia-se o jogo com a criança que está com o anel, passando de uma em uma das crianças, tentando deixar o anel por entre mãos unidas: "Tome este anelzinho e não diga nada a ninguém".
Após ir em todas as crianças, ela já deverá ter deixado o anel com uma delas. Após isso, a criança que estava com o anel e que o passou a outra, pergunta a qualquer uma das crianças, menos àquela que esta com o anel: Com quem você acha que está o anel? Se a criança escolhida acertar, deverá pagar uma prenda.
O anel pode ser substituído por uma pedrinha.


TELEFONE SEM FIO

Regra:
Organizar os jogadores sentados um ao lado do outro em fila.
O primeiro jogador diz uma frase/mensagem no ouvido do colega seguinte. Cada participante após receber a mensagem fala o mais baixo possível no ouvido do colega seguinte até que o ultimo falará em voz alta o que recebeu. A mensagem muitas vezes chega completamente diferente!!!



BOCA DO FORNO

Primeiro uma pessoa é eleita como "o senhor" , esta pessoa irá dar as ordens na brincadeira ,os demais participantes terão apenas que cumprir suas ordens. A ordem consiste em achar um determinado objeto, caso a criança não consiga encontrar e trazer o objeto pedido ela é obrigada a pagar uma prenda que pode ser cantar ou dançar uma musica, imitar um bicho ou qualquer outra coisa.

Senhor: - Boca de Forno
Crianças: - Forno!
Senhor: - Faz o que eu mandar?
Crianças: - Faço
Senhor: - Se não fizer?
Crianças: - Toma bolo.

Então o Senhor manda que as crianças peguem um objeto.


BANDEIRINHA

Formam dois grupos ou dois times, com o mesmo número de crianças. Podem ser do mesmo sexo ou não. Uma linha é traçada dividindo os dois campos. É fixada uma bandeirinha ( que pode ser também um pedaço de pau) em cada campo. As duas bandeirinhas ficam na mesma distância da linha central.
Depois disso, começa o jogo quando os membros dos grupos tentam entrar no campo do outro, tentando trazer da bandeira para o seu campo. O time que conseguir primeiro é o vencedor.
Durante o jogo a criança que for pega dentro do campo adversário será "colada". Se for pega com a bandeirinha na mão, ficará "colada" no local onde a bandeirinha estava fixada.
Se a criança colada não estiver com a bandeirinha na mão, ficará colada no lugar onde for pega. No início do jogo se decide se é do "puxa" ou não.
O time é tirado no par ou impar.
A criança pode ser deslocada por outro jogador do seu time que por acaso chegue ao campo adversário.


ADOLETÁ

A-do-le-tá
Le-pe-ti
Pe-ti-pe-tá
Le café com chocolá
A-do-le-tá
Os componentes fazem formação de roda, onde se desloca a mão direita de forma a bater com a palma no dorso da mão direita do seu componente do lado e assim em diante. Este movimento segue a silabação da música. O último a ser batido de acordo com a silabação da música sai da brincadeira.


PULA CORDA

Enquanto dois jogadores tocam a corda, cada um do grupo pula cantando a cantiga: “Um homem bateu na minha porta e eu abri. Senhoras e senhores, pulem num pé só. Senhoras e senhores, ponham a mão no chão. Senhoras e senhores, dêem uma rodadinha. E vão, pro olho da rua!” (sair fora),
. Quem conseguir chegar primeiro ao final, sem errar no pulo, será o vencedor.


BARRA MANTEIGA

Dividir o grupo em dois. Traçar duas linhas com uma distância média de 8 m entre elas. Os jogadores posicionam-se nas linhas, lado a lado.
Alternadamente, os jogadores vão até o lado adversário. Todos devem estar com as palmas das mãos viradas para cima, braços direitos dobrados na altura da cintura. O jogador bate com a palma de sua mão direita, devagar, em todas as mãos disponíveis, até que, repentinamente, dá um tapa mais definido numa das mãos e corre para o seu lado. Quem receber o toque, imediatamente corre atrás e tenta pegar o adversário Se conseguir, este passa a ser da equipe que o apanhou, e o jogador que o pegou faz a mesma coisa no grupo contrário.
A equipe que conseguir agarrar metade ou mais do outro grupo é a vencedora.


BATATA QUENTE

Para não “morrer” com a bola na mão, as crianças precisam se concentrar e coordenar os movimentos ao ritmo da fala.

-IDADE:A partir de 5 anos..

-LOCAL: Pátio..

-MATERIAL: Bola..

-PARTICIPANTES No mínimo três..

-COMO BRINCAR O grupo fica em círculo, sentado ou em pé. Uma criança fica fora da roda, de costas ou com os olhos vendados, dizendo a frase: “Batata quente, quente, quente... queimou!” Enquanto isso, os demais vão passando a bola de mão em mão até ouvirem a palavra “queimou”. Quem estiver com a bola nesse momento sai da roda. Ganha o último que sobrar..

- Uma opção é pedir para as crianças mudarem o ritmo com que dizem a frase. As que estão na roda têm de passar a bola de mão em mão mais rápido ou devagar, conforme a fala.


MORTO-VIVO

IDADE = A partir dos 4 anos

MATERIAL = Nenhum

ATIVIDADE O condutor irá dispor as crianças enfileiradas na horizontal, cada vez que o condutor falar MORTO, as crianças devem se agachar e quando ele falar VIVO eles devem se levantar, o condutor deverá ir falando cada vez mais rápido para que as crianças se confundam, quem errar sairá da brincadeira até que fique apenas o vencedor, depois a brincadeira recomeça novamente.


OBJETIVO
- Integrar a sala;

- Observação;

- Atenção;

- Agilidade;

- Percepção auditiva;

- Reflexos rápidos.


LENCINHO ATRÁS

Os componentes deverão tirar a sorte para ver quem ficará com o lenço. Deverão sentar na roda com as pernas cruzadas. Quem estiver segurando o lenço corre ao redor da roda enquanto o grupo fala:

Corre, cutia
Na casa da tia
Corre, cipó
Na casa da avó
Lencinho na mão
Caiu no chão
Moça bonita
Do meu coração.
O dono do lenço então pergunta:
- Posso jogar?
E todos respondem:
- Pode!
Um, dois, três!
Deixa então o lenço cair atrás de alguém da roda. Este deverá perceber, pegar o lenço e correr atrás de quem jogou antes que este sente no seu lugar. Se conseguir pegar aquele que jogou ele será o próximo a jogar o lenço, se não conseguir quem jogou o lenço continuará segurando o lenço para jogar atrás de outra pessoa.


AMARELINHA

Brincadeira não só de meninas, a Amarelinha, também conhecida como "Pular amarelinha", é uma brincadeira que estimula a criança a ter noções dos números, trabalhando a ordem das casas numéricas do número um ao número dez, além de estimular à habilidade do equilíbrio, pois as crianças nas áreas que não existem associações de casas, ou seja nos quadrados 1 - 4 -7-10, as crianças apenas podem colocar um pé, e nas demais com casas juntas 2 e 3 -5 e 6-8 e 9 e Céu podem e devem colocar os dois pés.
Para brincar de Amarelinha é preciso riscar o chão com um giz



ELÁSTICO:

Idade: A partir dos 6 anos.
Local: Pátio.
Material: Um elástico de 4 metros com as pontas unidas.
Participantes: No mínimo 3.

Como brincar: Duas crianças são escaladas para segurar o elástico. Elas ficam aproximadamente 2 metros de distância uma da outra, com o elástico na altura do tornozelo e com as pernas afastadas. A criança fica no centro do elástico, tem de fazer todos os movimentos combinados com os colegas antes de iniciar a brincadeira.

Pode ser pular com os dois pés em cima do elástico, com os dois pés fora dele, saltar com um pé só e depois com o outro, etc... Se conseguir, ela passa para a próxima fase: Executar a mesma seqüência de movimentos com o elástico colocando em uma altura maior. Do tornozelo parra para a canela, depois para o joelho até chegar a coxa.

Se a criança errar, troca de posição com um dos colegas que estão segurando o elástico. Ganha quem chegar mais alto sem errar.



CINCO-MARIAS:

Idade: A partir dos 7 anos.

Local: Pátio.


Material: Cinco Saquinhos recheados com areia ou arroz.
Participantes: Um ou mais.

Como brincar: Determine a ordem dos participantes. O primeiro joga os 5 saquinhos para cima deixando-os cair aleatoriamente no chão. Na primeira fase: ele escolhe um dos saquinhos e o joga para cima. Antes de pegá-lo de volta, recolhe com a mesma mão um outro que está no chão. Em seguida joga um dos que estão em sua mão para cima e pega um terceiro, segurando todos juntos na mesma mão. Se o saquinho que está no ar cair, a criança dá a vez para a outra.

O participante passa para a próxima fase se conseguir segurar todos os saquinhos. Na segunda fase: os saquinhos que estão no chão são pegos de dois em dois. O desafio aumenta na terceira fase. Agora, é preciso lançar um saquinho e pegar 3. Depois, jogar um que está na mão e pegar o restante.


Na quarta fase: a criança forma com o polegar e o indicador de uma das mãos uma trave de futebol. Com a outra, joga um saquinho para o alto e empurra outro para dentro desse gol antes de pegar o que está no ar. A criança tem de fazer quatro gols em quatro tentativas.

A última fase: determina os pontos de cada criança. Ela lança os cinco saquinhos ao ar e tenta pegar o máximo possível com as costas da mão. Quantos ficarem em sua mão será o número de pontos. " A brincadeira também é chamada de jogo das pedrinhas."



BAMBOLÊ:

Idade: A partir dos 6 anos.


Como brincar: A criança coloca o bambolê na cintura e o roda. Para mantê-lo girando, é preciso movimentar o quadril, como um rebolado. É possível também rodá-lo em outras partes do corpo: no pescoço, nos braços, nas pernas, além de jogá-lo para cima e tentar encaixar nos braços. Pode se organizar uma competição. O objetivo pode ser ficar mais tempo com ele e torno da cintura ou bambolear andando, sem deixar o brinquedo cair.

Fonte: Professora Ismaelita blog cantinhodaleitura

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Atividades para Alfabetização










Foi retirado do blog Carinharte.

Hora da leitura

PROJETO PEDAGÓGICO INTERDISCIPINAR




Tema: Hora da leitura
Duração: 02 ou 03 semanas
Infantil I- manhã e tarde
Professoras: Áurea Medeiros e Miriam Ximenes
Professoras Auxiliares: Edna Chaves e Eliude Fidelis
Orientadora e Coordenadora Pedagógica: Elijane Gama
Diretora Pedagógica: Cristiane Santos

Apresentação:

Este projeto trabalhará com os alunos do Ensino Infantil-l com a finalidade de explorar os livros e o seu valor didático para estimular a leitura, a escrita como também à expressão oral.

JUSTIFICATIVA:

Conhecendo a importância da leitura como forma de expressar sentimentos, valores e a cultura de um povo, resolvi vivenciar com os meus alunos um projeto que possibilite explorar diferentes tipos de textos e gêneros como também a biografia de vários poetas e autores regionais e nacionais.

Objetivos específicos:

 Estimular a leitura e desenvolver o prazer de ler.

 Perceber que os livros podem nos levar a lugares que jamais pensaríamos que poderíamos chegar um dia.

 Contagiar os pais, parentes e amigos com o hábito da leitura.

 Ajudar a cada aluno formar sua opinião sobre o mundo.

 Explorar a biblioteca da escola e todos os nossos recursos pedagógicos.

Etapas previstas:

 Visita a biblioteca para locar um livro.

 Trabalhar o autor, ilustrador, editora etc.

 Desenhos interpretativos

 Atividades individuais como:

Leitura não convencional, noções de latelaridade, sequência numérica, jogo da memória, bingo, etc.

 Confecção de um dicionário com as letras do alfabeto.

 Apresentação de histórias no retroprojetor e projetor

 Se possível trazer para escola alguns autores para participarem do encerramento, autografar livros e principalmente para que os alunos conheçam quem escreveu o livro.

Outras sugestões:
HISTÓRIAS RIMADAS, BEM HUMORADAS, COM SUSPENSE, ENIGMAS, BOAS MENSAGENS...
1. A GALINHA GALINHOLA QUE ESCAPOU DA CAÇAROLA

2. A BRUXA E O PRÍNCIPE

3. CHAPÉU MAL E LOBINHO VERMELHO

4. O FANTASMA BUFÃO

5. O FANTASMA DA FAZENDA

6. O MACACO SUPIMPA

7. O RAPTO DA SAPENILDA

8. NILIN

9. QUEM VAI ATRÁS DEDOICE OU É DOIDO OU TÁ PRÁ SER

10. VOCÊ VAI AO CASAMENTO DO PATO?

11. O GOLPE DA RAPOSA

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O PROFESSOR:

• Conversar –sobre a origem da galinha d’angola, sobre príncipes onde existem príncipes, sobre outras histórias que encontramos lobos...

• Desenhar/pintar/confeccionar –. Máscaras, dedoches, fantoches de vara, para recontar a história de diferentes maneiras.

• Dramatizar – com o auxílio de roupas do “faz-de-conta”: chapéus, bijuterias, gravatas, véus, perucas...

• Visitar – zoológico, procurar galinha d”angola, lobos, raposas..

HISTÓRIAS TEMÁTICAS:
1. LALÁ A LATINHA DE LIXO (MEIO AMBIENTE)

2. O CIRCO

3. TIM TIM POR TIM TIM (CIRCO)

4. A MAGIA DA TRANSFORMAÇÃO (METAMORFOSE)

5. SSSIIUU, MOVIMENTOS DO SOM E DO SILÊNCIO

6. PATA AQUI PATA ACOLÁ ( MANGUE, MEIO AMBIENTE)

7. GULODICE NOS TEMPOS DA PEDRA(PRÉ-HISTÓRIA)

8. LUPÉRCIO, O ELEFANTINHO GAGO (PROBLEMAS

FONOARTICULATÓRIOS)

VIDA DE PALITO É FOGO (MEIO AMBIENTE)

9. O SOM DOS BICHOS

10. NA TOCA DO SAPO (METAMORFOSE)

11. A LAGARTINHA SAPECA (METAMORFOSE)

SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
• Brincar_ de circo, sugerir que se dividam em subgrupos e criem um número para ser apresentado, pitar o rosto das crianças...

• Investigar – curiosidades sobre a pré-história, sobre os tipos de mangue..., sobre a metamorfose.

• Desenhar/pintar/confeccionar – utilizar técnicas diferentes de pinturas tais como: lixa e lápis cera, aguada com guache, pintura com cotonetes, desenho cego, mosaico. Preenchimento com tiras...

• Dramatizar – com o auxílio de tiras de tecidos ou papel, trabalhar os movimentos corporais, imitar os o som que os bichos emitem,

• Visitar-zoológicos, jardins onde possam encontrar os animais citados, profissionais que falem sobre características dos bichos.

• Paródias - criar paródias a partir das histórias, utilizando músicas infantis mais conhecidas.

• Criar – fantoches de vara, deixá-los em lugares diferentes, com mensagens a cerca do meio ambiente.

• Brincar_ em um espaço livre, brinca com as músicas/loas que encontramos nas histórias.

• Investigar – curiosidades sobre a pré-história, sobre os tipos de mangue.. sobre a metamorfose.

• Desenhar/pintar/confeccionar – utilizar técnicas diferentes de pinturas tais como: lixa e lápis cera, aguada com guache, pintura com cotonetes, desenho cego, mosaico. Preenchimento com tiras...

• Ginástica historiada- fazer uma roda com as crianças e ir lendo a história e movimentando o corpo de acordo com os fatos da história.

Avaliação:

Entendemos que a avaliação não tem um fim em si mesmo. Desta forma a avaliação serve para redirecionamento da prática pedagógica, tomada de decisões, e sondagem do processo de ensino e aprendizagem. Desta forma os alunos serão avaliados pela professora a cada atividade.

Culminância:

• Momento cultural na área do culto

Com a apresentação dos alunos do infantil-I Tarde

Dramatizando a história: UMA FESTA NO CÉU

• E também um lugar feito para eles ler (com livros, tapetes, almofadas, mesas, desenhos para colorir, giz de cera... seria interessante também se neste cantinho tivesse alguém para tomar cuidar dos alunos auxiliando as professoras) e uma ciranda de livros para que os alunos possam comprar os livros e levar para casa (criando assim um hábito, como se fosse um brinquedo)

Para dar continuidade no projeto, semanalmente (a cada sexta-feira) um aluno levará para casa a MALA DE LEITURA onde terá instruções para leitura com a família e fazer uma ilustração do livro que leu e trazer de volta para escola na segunda-feira.

Observações:

1. Este Projeto foi realizado por mim, que acrescentei algumas sugestões de Rosangela Lima, minha supervisora pedagógica na escola que eu lecionava.
2. Este projeto poderá ser realizado por todas as séries.

Retirado do blog da tia Aurea. Visite esse blog. /www.tiaurea.blogger.com

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Dinâmicas - (primeiro dia de aula)

Vamos nos preparar para receber as crianças na escola? Aqui tem algumas sugestôes de dinâmicas de grupo para os primeiros dias de aula, retirado de outros blogs.

Dinâmica do Nome

Objetivo: Esta dinâmica propõe um "quebra gelo" entre os participantes. Ela pode ser proposta no primeiro dia em que um grupo se encontra. É ótima para gravação dos nomes de cada um.

Desenvolvimento: Em círculo, assentados ou de pé, os participantes vão um a um ao centro da roda (ou no próprio lugar) falam seu nome completo, juntamente com um gesto qualquer . Em seguida todos devem dizer o nome da pessoa e repetir o gesto feito por ela.
Variação: Essa dinâmica pode ser feita apenas com o primeiro nome e o gesto da pessoa, sendo que todos devem repetir em somatória, ou seja, o primeiro diz seu nome, com seu gesto e o segundo diz o nome do anterior e gesto dele e seu nome e seu gesto... e assim por diante. Geralmente feito com grupos pequenos, para facilitar a memorização. Mas poderá ser estipulado um número máximo acumulativo, por exemplo, após o 8º deve começar um outro ciclo de 1-8 pessoas.


Dinâmica: Recreio com cores

Objetivo: Interação entre os colegas Preparação: A docente prepara cartões coloridos de acordo com o número de alunos. Exemplo: 04 cartões de cada cor – azul, amarelo, verde, vermelho, branco e laranja para distribuí-los aleatoriamente entre 24 crianças.

Desenvolvimento: Propõe um recreio diferente: " Hoje vocês passarão o recreio com os(as) coleguinhas que receberem a mesma cor do cartão que cada um de vocês receberá. É uma oportunidade de nos conhecermos melhor ainda. Será um recreio colorido, diferente e, no retorno, conversaremos sobre as experiências de cada grupo." A professora distribui os cartões e solicita que antes de saírem para brincar e lanchar, que se organizem nos grupos e conversem sobre a cor recebida (o que ela simboliza para cada um, o que existe nessa cor...)A reflexão após o recreio é de extrema importância para a construção de alguns valores.


Dinâmica: do 1, 2, 3

Objetivo: Quebra-gelo na volta às aulas

Procedimentos: 1º momento: Formam-se duplas e então solicite para que os dois comecem a contar de um a três, ora um começa, ora o outro. Fica Fácil. 2º momento: Solicite que ao invés de falar o número 1, batam palma, os outros números devem ser pronunciados normalmente. 3º momento: Solicite que ao invés de falar o número 2, que batam com as duas mãos na barriga, o número 3 deve ser pronunciado normalmente. Começa a complicar. 4º momento: Solicite que ao invés de falar o número 3, que dêem uma "reboladinha". A situação fica bem divertida.


Dinâmica: O presente

Objetivo: Adaptação dos alunos na volta às aulas.
Preparação: Os alunos devem sentar-se em círculo. Cada um vai passar o presente para quem acha que corresponde às qualidades ditas. A professora deve preparar uma caixa bonita de presente, sem contar aos alunos, o que tem dentro. O presente é composto de balas que serão distribuídas para todos os alunos da classe.

Desenvolvimento: 1- Geralmente o professor inicia a brincadeira, passando para um (a) aluno(a), dizendo:- Este presente está abençoado! Passe-o para a pessoa que você acha mais BONITA. 2- Parabéns! Pena que sua BELEZA não fará que o presente permaneça com você. Passe-o para quem você acha mais ALEGRE no momento. 3- Parabéns! Pena que o presente ainda não ficará com você. Você está demais! Mesmo assim, passe o presente para quem você acha mais CHIC. 4- Você está com a bola toda, menos com o presente. Passe-o para a pessoa mais INTELIGENTE. 5- Como você é inteligente! Logo deve saber que o presente ainda não é seu. Passe-o para quem você acha mais EXTROVERTIDO(A). 6- O que será que tem aí dentro? Pena que você ainda não vai saber! Passe-o para quem você acha mais VAIDOSO (A). 7- Vaidade não é qualidade, nem defeito. Você ainda não foi eleito. O presente não é seu, talvez será de quem você ache mais TÍMIDO (A). Entregue o presente para ele (a). 8- Poderia ser seu, se não houvesse entre nós uma pessoa mais DEDICADA a tudo que faz. Dê o presente a ela 9- Você é muito dedicada, porém saberá reconhecer que há uma pessoa SIMPLES e HONESTA nesta sala. Entregue o presente a ela. 10- Com tanta HONESTIDADE, você saberá reconhecer que todos queriam o presente. Portanto, você não vai querê-lo só para você. Abra-o e distribua a TODOS OS COLEGAS.


Dinâmica: Pense bem

Objetivos: Não fazer com os outros aquilo que não gostaríamos que fizessem conosco; mostrar que, às vezes, exigimos coisas de outras pessoas que nem mesmo nós somos capazes ou gostaríamos de fazer.

Desenvolvimento: Em círculo cada pessoa irá receber um papel e escrever seu nome. Misturar todos e pegar aleatoriamente (não pode ser o próprio). Escrever o que gostaria que a pessoa, a qual está o nome em cima, fizesse no centro do círculo. Na hora em que a pessoa ler o que escreveu, o animador avisa que é a pessoa mesmo que escreveu que irá fazer...


Dinâmica do Amor

Objetivo: Moral: Devemos desejar aos outros o que queremos para nós mesmos.

Procedimento: Para início de ano ler o texto ou contar a história do "Coração partido":- Certo homem estava para ganhar o concurso do coração mais bonito. Seu coração era lindo, sem nenhuma ruga, sem nenhum estrago. Até que apareceu um velho e disse que seu coração era o mais bonito, pois nele havia. Houve vários comentários do tipo: "Como seu coração é o mais bonito, com tantas marcas?" O bom velhinho, então explicou que por isso mesmo seu coração era lindo. Aquelas marcas representavam sua vivência, as pessoas que ele amou e que o amaram. Finalmente todos concordaram, o coração do moço, apesar de lisinho, não tinha a experiência do velho."

Desenvolvimento: Após contar o texto distribuir um recorte de coração (sulfite rosa dobrado ao meio e cortado em forma de coração), revistas, cola e tesoura. Os participantes deverão procurar figuras que poderiam estar dentro do coração de cada um. Fazer a colagem e apresentar ao grupo. Depois cada um vai receber um coração menor e será instruído que dentro dele deverá escrever o que quer para o seu coração. Ou o que quer que seu coração esteja cheio.. O meu coração está cheio de... No final o instrutor deverá conduzir o grupo a trocar os corações, entregar o seu coração a outro. Fazer a troca de cartões com uma música apropriada, tipo: Coração de Estudante, Canção da América ou outra.

Bom trabalho!!!

Retirado do blog. glaucerossi@terra.com.br


O FEITIÇO CONTRA O FEITICEIRO

OBJETIVOS: Exercício de integração do grupo, Podendo no
entanto, ser utilizada em grupos já conhecidos, objetivando o lazer e
a descontração.

MATERIAL: Tiras de papel e lápis para cada participante.


PROCESSO: Orientar para que todos fiquem sentados em círculo.

Distribuir papeletas e lápis para cada participante.

“Cada pessoa escreverá na sua papeleta alguma coisa que gostaria
que o vizinho da direita fizesse. Pode ser qualquer coisa : imitar alguém,
cantar uma música, imitar um animal, etc.”

“Você deve escrever o seu nome”

Recolher todas as papeletas, dar o mote: “Aquilo que você não
quer para si, não deve desejar para os outros... portanto, o que você
escreveu na sua papeleta, quem vai executar é você”!

Iniciar por voluntários, até que todos tenham concluído.

Retirado do blog profgege