CANTINHO DA TIA NEL

CANTINHO DA TIA NEL

VOCÊ VEIO...

domingo, 5 de junho de 2011

Atividades no Laboratório de Informática

Sugestões para trabalhar com alunos da Educação Infantil.

Trabalho no Laboratório de Informática atendendo crianças do Ensino Infantil e do 1º ao 5º ano. Estou achando muito bom utilizar o Programa Linux. A cada dia aprendo mais e descubro atividades de acordo com a série e conteúdo a ser trabalhado pelo professor.
Veja essa sugestão:

Para as crianças menores, será de suma importância o treinamento do uso do mouse, e para tanto, basta acessar: Programas Educacionais , menu Multidisciplinar.

Este menu possui jogos e ferramentas que podem ser utilizados em diferentes disciplinas ou de forma multidisciplinar, com alunos dos anos iniciais aos anos finais do Ensino Fundamental.

  • Série Educacional GCompris - GCompris é um trocadilho, em francês, que significa "eu compreendi" (je compris - pronuncia-se jecomprrí). O "G" representa sua distribuição livre através da plataforma GNU/Linux. O GCompris é fruto de um projeto multidisciplinar, com fortes bases construtivistas. Idealizado por Bruno Coudoin, esta série comporta diversos jogos (de tabuleiro, matemáticos, de memória, quebra-cabeças e outros), com diferentes níveis. A série é uma das mais usadas em distribuições educacionais do Linux. Voltada para o Ensino Fundamental, sua diversidade de jogos permite ao professor trabalhar, de forma lúdica, diferentes conteúdos e simular experimentos.

Clic em Multidisciplinar e depois no primeiro ícone (desenho/estrela) quando você clicar, acesse o último ícone do lado esquerdo (desenho de um teclado) e dê um clic na figura do mouse. Entregue o mouse para criança e ela vai descobrir várias figuras. E assim você verá que este programa oferece um mini curso do uso do teclado e mouse. Acho que devemos selecionar as atividades para termos uma sequencia quanto ao uso dessa ferramenta tão útil na escola.

Edubar

O aplicativos Edubar fornece um série de atalhos para os principais aplicativos disponíveis no Linux Educacional, permitindo acesso que eles sejam acessados sem o auxilio do menu Iniciar.

Edubar.png

Os icones do Edubar são:

  • Dominio Público
  • Tv Escola
  • Programas Educacionais
  • Utilitários
  • Ferramentas
Fonte: google.

Um comentário:

  1. AMIGA, ADOREI SEU BLOG. COPIEI ALGUMAS ATIVIDADES DE ENSINO RELIGIOSO.
    EU TAMBÉM TRABALHO NA EDUCAÇÃO EM RIALMA GOIAS. FIZ UM BLOG PARA ATENDER MELHOR OS NOSSOS ALUNOS. NELE CONTÉM VÁRIOS LINKS PARA TRABALHAR ONLINE. DÁ UMA OLHADINHA, SE GOSTAR PODE USÁ-LO Á VONTADE.
    USO DO LIE NA EDUCAÇAO
    http://liemunicipal.blogspot.com

    EU TAMBEM TENHO VÁRIOS BLOGS
    COPIANDO E REPASSANDO E OUTROS.
    BJS
    MEU MSN
    loirinha1843@hotmail.com

    ResponderExcluir