CANTINHO DA TIA NEL

CANTINHO DA TIA NEL

VOCÊ VEIO...

domingo, 27 de junho de 2010

ESPAÇO EDUCAR

sábado, 26 de junho de 2010

DESENHOS PARA ABERTURAS DE CADERNOS

Está aí algumas figuras para você usar nas aberturas de Cadernos. As crianças irão amar...






















ENTRE NO LINK ABAIXO E VEJA OUTROS DESENHOS LINDOS!!!!!

Crie capas maravilhosas. Seus alunos Vão amar.

http://picasaweb.google.es/sirley70/CAPADECADERNOS#

domingo, 20 de junho de 2010

PROJETO: Um caderno com amor

PROJETO – Um caderno com amor
ELABORAÇÃO: Ernelvina Alves Mundoca
CLIENTELA: 5º Anos A e B
PERÍODO: Abril a Novembro



JUSTIFICATIVA

Após pensarmos em reduzir o que consumimos podemos agora procurar reutilizar as coisas antes de jogá-las fora. Podemos reaproveitar os potes de sorvete para guardar comida, fazer arte com garrafas de refrigerante ou jornal, etc.
Imagine se conseguirmos usar pelo menos mais uma vez as coisas que consumimos, o quanto estaríamos diminuindo o lixo de casa.
Reutilizar é uma forma de evitar que vá para o lixo aquilo que não é lixo. É ser criativo, inovador, usar um produto de várias maneiras.
As pessoas são freqüentemente muito imaginativas ao reutilizarem os objetos, ao invés de jogá-los fora. Por exemplo, podemos amassar as latas de alumínio vazias e usá-las como chapa de metal. Podemos fazer móveis com sobras de madeira e usar vidros bem lavados para guardar alimentos e materiais de carpintaria e de escritório e outras formas.
Certamente, as pessoas já ouviram falar da política dos 3 Rs. Reduzir, reutilizar e reciclar. E foi justamente por saber que podemos fazer algo pelo nosso planeta, e pelo o outro, que sugeri aos alunos do 5º Anos um projeto para a reutilização das folhas de cadernos, onde pudéssemos encadernar e entregar a outras crianças, mostrando-lhe que estariam contribuindo com o meio ambiente e ao mesmo tempo um trabalho solidário por saber doar o que construiu.
















(Matutino-A)



OBJETIVOS
Reconhecer que podemos reutilizar e contribuir com o meio ambiente.


METODOLOGIA

Os alunos irão separar dos cadernos usados as folhas que não foram usadas e trazer para a escola, tendo o cuidado de não amassar para depois de uma certa quantia, montarmos os cadernos que irão ser doados a outras pessoas.
A montagem e encadernação, acontecerá na própria escola com a participação de todos e parceria com a Secretaria de Educação que irá fornecer o material necessário para o encadernamento.
Para a capa dos cadernos, todos irão fazer um desenho bem criativo e através de votação será escolhido o desenho para a capa do caderno.
















(Vespertino-B)


AVALIAÇÃO

Será feita através da participação e observação dos alunos durante a execução do projeto.


CULMINÂNCIA

No mês de novembro os alunos entregarão os cadernos ou irão encaminhar a um determinado local para serem entregues a outras crianças.

PROJETO PITANGA- Doe uma Árvore

PROJETO PITANGA- Doe uma Árvore
ELABORAÇÃO: Ernelvina Alves Mundoca
CLIENTELA: 5º Anos A e B
PERÍODO: Junho a Setembro



JUSTIFICATIVA

A Educação Ambiental está baseada principalmente na participação, pois participando aprende-se a exercer o direito à cidadania.
A intensidade do aprendizado não ocorre apenas através de experiências externas, mas principalmente através da intensidade da emoção vivida durante a experiência.
O ser humano não aprende somente pela razão (fatores externos), ele aprende também através da emoção (fatores internos).
O papel de uma atividade de sensibilização é despertar a emoção para um melhor aproveitamento da informação que está sendo transmitida.
Pensando assim, fez-se necessário a elaboração desse projeto, com os alunos do 5º Anos para que pudéssemos alcançar os objetivos propostos.
A participação em ações sociais resgata valores humanos como solidariedade, ética, respeito pela vida, responsabilidade, honestidade, amizade, altruísmo e democracia entre outros.
Assim sendo, um dos principais objetivos da Educação Ambiental consiste em permitir que os seres humanos compreendam a natureza complexa do meio ambiente resultante de suas interações, levando-o a promover uma ação reflexiva e prudente dos recursos naturais. A Educação Ambiental favorece uma participação responsável nas decisões de melhoria da qualidade do meio natural, social e cultural.


OBJETIVOS
Possibilitar aos participantes do projeto, a oportunidade para desenvolverem uma sensibilização a respeito dos problemas ambientais; propiciar uma reflexão a respeito e a busca por formas alternativas de soluções; sensibilizar para tornar as pessoas conscientes mostrando-lhe o quanto são importantes as suas atitudes e de como elas refletem e o que se atrai no dia-a-dia de suas vidas; demonstrar, amor e compreensão sabendo compartilhar para que todos possam usufruir de um ambiente melhor; despertar para os problemas ambientais, oportunizando o aluno compreender e questionar a partir do seu ponto de vista.


DESENVOLVIMENTO

Os conteúdos a serem trabalhados serão de forma interdisciplinar, oral, através de textos reflexivos e escritos, nas leituras compartilhadas e outros. Todos os participantes irão plantar uma mudinha de pitanga, para ser doada a um morador no Dia da Árvore, e após todos plantarem, deixaremos em um viveiro para serem cuidadas.


AVALIACÃO
Será realizada através das atividades relacionadas ao meio ambiente, participação nas atividades e conhecimento adquirido durante a execução do projeto.


CULMINÂNCIA
Será no dia 21 de setembro “Dia da Árvore”, em um setor da cidade, estaremos entregando a cada morador uma plantinha para plantarem no seu quintal.